segunda-feira, 26 de julho de 2010

Roda de Violeiros é sucesso no Bairro Arapongal






Centenas de pessoas compareceram pátio do salão da Igreja Nossa Senhora Aparecida no Bairro Arapongal onde aconteceu a primeira Rodinha de Violeiros do Projeto Cultura em Movimento da DAC- Divisão de Atividade Culturais do Município de Registro.
O evento coordenado pelo Assessor de Cultura Silvio Morenno, iniciou-se as 16horas e contou coma a apresentação de João Caça, Zé Maria e Wagner, do quarteto Dito, Zeca, Pedroso e Eliel, Paraguai e Lopes, Sandra da Roda de Violeiros, João Violeiro e Zé Maria e encerrando a festa um arrasta pé com Dito e Zeca, que foram os campeões da Roda de Violeiros “Ferminio Gonçalves de Freitas” no dia 1º de maio deste ano no RBBC.
Evento acontecerá todo o último domingo de cada mês em bairros diferentes da cidade de Registro.
Maiores informações através do telefone 13 3822 4492 ou pelos e-mails: culturaemmovimento2010@yahoo.com.br e cultura@registro.sp.gov.br.

sábado, 24 de julho de 2010

Dilma recebe apoio de evangélicos em Brasília


A candidata do PT ao Palácio do Planalto, Dilma Rousseff, teve um encontro na manhã de hoje com evangélicos e recebeu o apoio da Assembléia de Deus e de representantes de outras igrejas em Brasília. Segundo ela, é muito importante o trabalho dos evangélicos na sociedade ajudando as pessoas a ter uma vida melhor.

“Na Bíblia, em várias passagens, Jesus mostrou uma preocupação com a vida e é essa preocupação com a vida que eu quero afirmar aqui", afirmou. "Sou a favor da vida em todas as suas dimensões, em todos os seus sentidos. Sou a favor da preservação da vida. Sou a favor também da melhoria da vida das pessoas.”

O deputado federal Manuel Ferreira, representante da Assembléia de Deus, lembrou os momentos que Dilma ajudou as causas evangélicas, quando estava no governo. Para ele, os cristãos devem estar com a petista, pois devem garantir a continuidade às mudanças do presidente Lula.

"Quando surgiu a grande crise mundial todos ficamos preocupados. O presidente disse que era uma marolinha e eu pensei: o Lula está brincando com coisa séria, não é possível. Nós atravessamos o deserto de forma tranquila", disse Ferreira.

Segundo o deputado, o Brasil atravessou bem a grande crise. "O povo do Brasil está comendo como nunca. O que significa isso? Significa que o Brasil está numa posição privilegiada. E se está porque mudar de rumo”, discursou.

Resgate da dignidade

Dilma disse que o governo Lula tem uma forte ligação de identidade com os evangélicos no sentido da “preocupação com a caridade, com o socorro e o apoio ao desenvolvimento dos seres humanos. Quero lutar com vocês, com as igrejas evangélicas para continuar resgatando a dignidade do nosso povo. Nós sabemos que a missão é árdua, mas a nossa força interior é maior”.

Segundo ela, as igrejas evangélicas tem um trabalho importante de evangelizar, mas também de “ajuda aos adolescentes, também na área social, atendendo os idosos, as gestantes, as meninas que ainda não têm idade para ser mulheres e já são mães, os deficientes, e os usuários de drogas”.

A candidata do PT citou a Bíblia para mostrar a mudança realizada pelo governo do presidente Lula. “Aqui reafirmo o que está escrito nas escrituras: ‘O choro pode durar toda uma noite, mas a gente sabe que a alegria vem pela manhã’. Quem não tem esperança não tem capacidade de transformação. O governo do presidente Lula encerrou uma era de choro, de desesperança, de medo, de desemprego, de acomodação. Nós vamos construir juntos a alegria que chega pela manhã”, disse.

O candidato à vice-presidente, deputado Michel Temer, também falou aos fiéis assegurando que Dilma pode fazer mais pelo país.

“Não interessa o falatório, a intriga a fofoca e sim as propostas para o país. A Dilma não diz apenas que vai fazer, ela já fez. Como lembrou o bispo Ferreira, as ações todas do governo tiveram sua mão, seu empurrão, seu entusiasmo, sua animação. Ora, quem fez fará muito mais nesses próximos quatro anos”, disse o companheiro de chapa do PMDB.

Vox Populi aponta Dilma com vantagem de oito pontos


A pesquisa eleitoral do Instituto Vox Populi, contratada e divulgada hoje pela Band e pelo Portal IG, mostra mais uma vez a liderança da candidata do PT ao Palácio do Planalto, Dilma Rousseff. Dessa vez, a petista tem 8 pontos percentuais de vantagem em relação ao segundo colocado, José Serra (PSDB).

O levantamento aponta Dilma com 41% das intenções de voto, contra 33% do tucano. Marina Silva, candidata do PV, tem 8%. Na sondagem anterior, divulgada no dia 29 de junho e que incluía 11 nomes, Dilma tinha 40% contra 35% de Serra e 8% de Marina.

O Vox Populi aponta ainda que os demais candidatos somam 1% da intenção de votos. Os votos brancos e nulos chegam a 4%. E 13% dos entrevistados disseram que ainda estão indecisos.

Esse foi o primeiro levantamento desde a oficialização das candidaturas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O instituto ouviu 3 mil eleitores nesta semana, e a margem de erro é de 1,8 ponto percentual.

Voto espontâneo

Na pesquisa espontânea, quando o entrevistado não recebe uma lista para escolher o candidato preferido, Dilma também lidera. A petista tem 28%, contra 21% do candidato do PSDB e 5% de Marina. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mesmo sem estar concorrendo, tem 4% das intenções de voto.

A rejeição do candidato tucano também é a maior entre os concorrentes: 24%. A de Dilma é a menor e ficou em 17%.

Segundo turno

Numa possível disputa entre Dilma e o candidato tucano no segundo turno, a candidata do PT também venceria segundo o levantamento. Dilma teria 46% das intenções de voto e Serra apenas 38%.

A candidata que representa a continuidade do governo Lula tem o melhor desempenho na região Nordeste, onde abre 30 pontos de vantagem em relação ao concorrente da oposição (54% a 24%). O tucano só leva vantagem na região Sul, onde a pesquisa aponta uma vantagem de 4 pontos em relação à Dilma (39% a 35%).

Na região Sudeste, onde se concentra o maior eleitorado do país, há um empate técnico. O tucano tem 36% da intenção de votos, e Dilma está com 34%.

A petista lidera tanto entre os homens quanto entre as mulheres. Ela tem 43% das intenções do eleitorado masculino contra 34% de Serra e 7% de Marina. No eleitorado feminino, Dilma tem 38%, o tucano 32% e a verde 9%. Dilma também é a preferida em todas as faixas e níveis de ensino.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Nina Hagen volta aos palcos com disco gospel


Madri, 22 jul (EFE).- Nina Hagen, que esteve na primeira edição do Rock in Rio, em 1985, lançou nesta semana seu novo álbum Personal Jesus, cantando salmos e preces, que a artista berlinense considera "um presente de Deus".
Misturando rock, blues e golpel, a cantora, que dividiu o palco do Rio de Janeiro em uma noite que incluiu nomes como Rod Stewart, Blitz, Lulu Santos e Paralamas do Sucesso, agora apresenta "Take Jesus with you", "Just a little talk with Jesus" e "Personal Jesus" - uma versão do clássico de Depeche Mode que também dá nome ao disco.
Amanhã, a cantora apresentará seu novo álbum em Madri dentro da programação do festival Los Veranos de la Villa, pelo que já passaram artistas como Marianne Faithfull e Patti Smith.
A cantora alemã explicou que Personal Jesus é um disco autoproduzido. "Eu mesmo financiei e me encarreguei da gravação, não tinha ideia se alguma companhia se interessaria por ele".
Após suas indagações nos terrenos místicos e de ter avistado extraterrestre, Nina Hagen acredita que "esta vida é só uma passagem" e que sua fé se baseia em "amar as pessoas".
Apesar de suas inúmeras aparições no cinema e televisão, onde inclusive apresentou um programa de ficção científica no canal "SciFi", Nina disse não estar envolvida em nenhum projeto audiovisual atualmente, embora admitiu que sua vida foi "como um filme".
Veja o vídeo de divulgação do novo disco de Nina Hagen (em alemão). EFE

Brasil Confidencial

quarta-feira, 21 de julho de 2010

EUA gastam US$ 1 tri com guerra ao terror

Mano Brown sobre José Serra

1º Debate on line - Presidenciáveis 2010

Estátua mortuária de 6 mil anos é achada no deserto da Jordânia

Amã, 21 jul (EFE).- Um grupo de arqueólogos descobriu uma estátua mortuária pré-histórica no deserto da Jordânia, datada de mais de 6 mil anos, como anunciou o departamento de antiguidades da Jordânia nesta quarta-feira.
O comunicado emitido pela instituição diz que o achado traz um novo olhar sobre a pouco conhecida civilização beduína antiga, que viveu no deserto entre Jordânia, Iraque e Arábia Saudita.
Apelidada de "Dalish", a estátua de 35 centímetros de altura foi descoberta recentemente em uma região próxima a fronteira com a Arábia Saudita por uma equipe de arqueólogos dirigida por Hans Georg Gebel, da Universidade Livre de Berlim, e Hamzeh Mahasneh, da Universidade Mu'tah da Jordânia.
A estátua, que tem um nariz alongado e é barbada, adornava um pequeno monte de pedras, marcando o local de um enterro da pré-histórica Idade do Cobre, diz a nota.
Os especialistas acreditam que as centenas de túmulos foram erguidas pelas comunidades pré-históricas nômades e seminômades que habitaram o deserto.
O diretor-geral do Departamento de Antiguidades jordaniano, Ziyad Al-Saad, classificou o achado como uma "grande descoberta", em declaração aos jornalistas.
A equipe de arqueólogos trabalhou durante quatro anos no Hamad, uma área ao nordeste do deserto com inúmeros túmulos e outros restos da antiga civilização beduína. EFE

terça-feira, 20 de julho de 2010

Brasilia Confidencial

Quase 3 mil candidaturas impugnadas

Primata considerado extinto é fotografado

Por Redação Yahoo! Brasil
A Sociedade Zoológica de Londres divulgou nesta segunda-feira uma imagem do lóris-delgado-da-planíce-Horton (Loris tardigradus nycticeboides), animal considerado já extinto pela ciência.
A instituição afirmou que o animal foi fotografado em uma floresta na região central do Sri Lanka.
O primata, que mede 20 centímetro de comprimento, foi avistado depois que pesquisadores passaram mais de 8 dias vasculhando a floresta à procura de sinais do animal.
Essa sub-espécie do gênero lóris-delgado havia sido vista somente quatro vezes desde 1937, levando especialistas a considerarem-na extinta.
Segundo o biólogo Craig Turner, da Sociedade, agora é necessário focar os esforços na conservação e restauração da floresta que resta no país. "Atualmente ela cobre menos de 1% da área do Sri Lanka", diz.
Veja as imagens do primata:



PT protocola 2 ações na Justiça contra Índio da Costa

O PT entrou ontem com duas representações na Justiça contra Indio da Costa (DEM-RJ), candidato a vice-presidente na chapa do tucano José Serra. O partido também pediu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) direito de resposta no site do PSDB. Na semana passada, ao site "Mobiliza PSDB", Indio disse que o PT está ligado ao narcotráfico, às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e "ao que há de pior" na política.
Uma das representações criminais contra Indio foi impetrada no Supremo Tribunal Federal (STF), sob a alegação de injúria, calúnia e difamação. A segunda representação, que deu entrada na Procuradoria-Geral da República, pede a abertura de um processo contra o candidato a vice de Serra por danos morais. "Se depender de nós, não haverá batalha judicial, mas todas as vezes em que formos acusados e ofendidos vamos recorrer ao Judiciário", afirmou o presidente do PT, José Eduardo Dutra.
Embora considerem que a ofensiva de Indio faça parte da estratégia traçada pela oposição para atacar Dilma, Dutra e o secretário-geral do PT, José Eduardo Martins Cardozo, disseram que aguardarão até a tarde de hoje uma manifestação oficial do PSDB sobre as declarações do deputado. Caso o PSDB não discorde publicamente de Indio, o PT também ingressará na Justiça contra o partido de Serra. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

segunda-feira, 19 de julho de 2010

DAC realiza a primeira Feira da Música de Registro





No último domingo, dia 18 aconteceu na Praça dos Expedicionários em Registro, a Feira da Música. Apesar da chuva dezenas de pessoas compareceram para prestigiar o evento que é uma realização da Divisão de Atividades Culturais do Município de Registro.
A Feira da Música que faz parte do Projeto Cultura em Movimento da DAC, acontecerá todo o segundo domingo de cada mês sempre na Praça dos Expedicionários, e qualquer pessoa poderá expor, trocar ou vender discos, CDs, aparelhos fonográficos, instrumentos de fabricação artesanal, instrumentos usados, pautas musicais, livros, revistas e todos os materiais relacionados com a música. Além disso os expositores deverão garantir na venda dos produtos um desconto mínimo de 20% (vinte por cento) no preço em relação aos praticados no mercado.
A primeira Feira da Música também conta com um pequeno palco onde os músicos poderão se apresentar durante o evento. Nesse domingo tivemos a apresentação de Alex França (violão e voz) e Jonata Magrão (baixo) que executaram vários sucessos da MPB para o público presente.
Vários músicos prestigiaram a Feira da Música entre eles Zé Carlos Moraes, saxofonista, que achou ótima a feira e vai ser legal que todo o segundo domingo vai acontecer, e que vai estar participando e se apresentando dia 08 de agosto.
A próxima Feira da Música será no dia 08 de Agosto e as inscrições para os interessados podem ser feitas na DAC – Divisão de Atividades Culturais no prédio do Bem Estar Social em Registro.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Registro participa do Revelado Vale do Paraíba






Entre os dias 07 e 11 de julho aconteceu na cidade de São José dos Campos a 9ª Edição do Revelando São Paulo – Vale do Paraíba, o evento organizado pela Abaçaí Cultura e Arte foi realizado no Parque da Cidade “Roberto Burle Marx” e Registro participou do evento no artesanato representado pelo artesão Adriano Nóbrega, que expôs obras de vários artesãos de Registro durante todo o evento.
No dia 08 de julho, quinta-feira, o Grupo de Violas Raízes do Ribeira participou do IX Encontro de Violeiros juntamente com grupos de Lagoinha, Monteiro Lobato, São Bento do Sapucaí e São José dos Campos. O Grupo foi acompanhado pelo Chefe da Divisão de Atividades Culturais, Fábio Tognin.
No sábado, dia 10 de julho foi a vez do grupo de Taiko Ribeira Ryofu Daiko apresentar-se no V Festival da Amizade.Também apresentaram-se os grupos Bhaja Mantras Band de Suzano, Associação Cultural Anástasis de Olímpia, Espírito Gitano de Santo André, Grupo Folclórico Cultural Kantuta Bolívia de São Paulo, Companhia Balalayka de Danças e Folclore da Rússia de São Paulo e Grupo Folclórico Infanto Juvenil Casa Ilha da Madeira de São Paulo. O grupo foi acompanhado por integrantes do Bunkio Sra. Keiko Kaneko, Sra. Haruko Ide, a coordenadora do Ponto de Cultura Adriana Fernandes, a Agente Administrativa da DAC Lilian Reis e o Assessor de Cultura Silvio Morenno.
O transporte de todas as peças de artesanato, Taiko e do Grupo de Violas ficou por conta da Prefeitura de Registro.

Guri encerra semestre com Audição


O Projeto Guri Pólo de Registro realizou a já tradicional Audição de Final de Semestre no auditório do CEC KKKK .
Sob a coordenação de Diestania Abdala Mussi e orientação dos educadores Carla Novi, Nilson Collaço e Vania Godoy, os “guris” fizeram apresentações de várias peças musicais, entre elas Tico-tico no fubá de Zequinha de Abreu, Tema da Vitória de Roupa Nova, Sem Você de Guilherme de Sá (Rosa de Saron) entre outros.
Centenas de pessoas entre pais, parentes e amigos dos “guris” prestigiaram a apresentação que teve como mestre de cerimônia o ator e advogado Cristiano Oliveira.
Os “guris” ainda fizeram uma homenagem ao compositor Noziel Antonio Pedroso executando a canção “Tanta Vida” gravada no início da década de 1990 pela cantora Roscheila, também presente ao evento.
A outra homenagem foi a canção “Kateretéc” em homenagem ao grupo de mesmo nome formado por Juliano Leite, Roberto Jr., Valdinei Pedroso, Naldo Lima e Fábio Tognin que também se apresentaram e encerraram o evento com a canção “Eu vim de lá” de Juliano Leite executada em parceria com o Coral do Projeto Guri.
O evento teve o apoio da DAC – Divisão de Atividades Culturais, Departamento Municipal de Educação, Departamento de Saúde através da Divisão de Vigilância Epidemiológica e da Prefeitura de Registro.
O Projeto Guri voltará das férias dia 27 de julho para as matrículas dos novos alunos e as aulas iniciarão dia 08 de agosto.

Grupo Kateretec se apresenta no Mapa Cultural Paulista



O Grupo Kateretec se apresentou na Fase Estadual do Mapa Cultural Paulista no SESC Santana na cidade de São Paulo.
Esse ano a organização do evento resolveu homenagear o compositor Adoniram Barbosa e todos os grupos executaram uma obra do autor.
Além do Grupo Kateretéc apresentaram-se ORQUESTRA MUNICIPAL DE SOPROS DE ARAÇATUBA, GRUPO NHS, JOÃO DONATO SEXTETO, LÍVIO MACEDO, DUO RAFAEL CARDOSO & PEDRO MACEDO, TRIO MBARAKÁ, PANELA DE EXPRESSÃO, TRIO CAIPIRA, JORGE NASCIMENTO QUINTETO, MÁRCIO ZARSI, BANDA BAMBU, MARCOS PEDROSO XAVIER e QUARTETO ABAYOMI. Todos os grupos foram classificados em fases municipais e regionais no ano de 2009.
O GRUPO KATERETÉC executou as canções, clubinho santa depois do aguaceiro e DNA verde amarelo, todas de autoria própria e ao final do evento uma orquestra formada por todos os grupos aprovados no Mapa Cultual regida pelo maestro Branco Bernardes homenagearam Adoniran Barbosa pela passagem de seu centenário executando um pot-pourri das canções saudosa maloca, trem das onze e as mariposas. Essa é a primeira vez que o sapateado entra como percussão integrando uma orquestra no Brasil.
Desse evento saíra um cd com as canções de todos os grupos aprovados no Mapa Cultural Paulista.
O translado do Grupo Kateretec teve o apoio da DAC – Divisão de Atividades Culturais de Registro.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

SUPER COMÉDIA DE STAND-UP - "1000W"

DIAS: 15, 16, 17 e 18 de Julho
20h00m no Auditório do CEC KKKK, Rua Miguel Aby-Azar - 53, Registro-SP
INGRESSOS: R$ 10,00 mais 1kg de alimento não perecível (exceto sal e açúcar), que serão doados para o Fundo Municipal de Solidariedade
PONTO DE VENDAS : Lojas TAME VARIEDADES em Registro-SP e 1h antes da peça na bilheteria do teatro
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 14 anos
CONFIRA A APRESENTAÇÃO DE EDUARDO JERICÓ NO PROGRAMA DO JÔ:


Eduardo Jericó é conhecido como o showman do Stand-up comedy, se apresentando semanalmente nos principais clubes de comédia e palcos de teatro do Brasil com humoristas como Danilo Gentili, Diogo Portugal, Marcos Caruso, Marcos Veras, Rogério Morgado, Murilo Gun, Fábio Rabin, Marcelo Adnet, entre outros.

Eduardo Jericó também é ator global, já tendo feito as novelas "Páginas da Vida", "Beleza Pura", "Cobras e Lagartos", "Malhação", e se apresentado no "Programa do Jô".

O show solo de Jericó, chamado "1000 W", revela o que há de melhor no humor do stand-up, com uma visão crítica de situações cotidianas do dia-a-dia, como relacionamentos, filmes, programas de televisão, artistas famosos etc.

Um show imperdível a um preço popular!!!
O QUE É STAND-UP COMEDY???
Stand-up comedy é uma expressão em língua inglesa que indica um espetáculo de humor normalmente executado por apenas um comediante, estando geralmente em pé e sem o auxílio de qualquer outro jogo de cena.
Também conhecida como humor de cara limpa, a stand-up comedy privilegia o humorista munido apenas do microfone, sem personagem, fantasia ou acessórios. O humorista stand-up não conta piadas conhecidas do público (anedotas), e sim prepara um material, escrito por ele mesmo, com texto original construído a partir de observações do dia-a-dia e do cotidiano.
Em outras palavras, trata-se de um sujeito, com cara-de-pau suficiente para ficar em pé diante de um microfone, de preferência ligado, falando besteira para um público que não o conhece. E torcendo, silenciosamente, para que alguém ria de alguma coisa ou, pelo menos, que não lhe atirem cascas de laranja, copos, garrafas, ovos e vaias.
Woody Allen, o célebre e genial diretor, apesar de não tão consagrado assim pelo público, digamos, mais leigo, começou fazendo stand-up. David Letterman, o famoso apresentador do Late Show, que deu origem ao Programa do Jô, também.
Outros atores como Jim Carrey, Whoopy Goldberg, Billy Cristal, Bill Cosby, Richard Pryor, Ray Romano, Dana Carvey, Robin Williams e Eddie Murphy tiveram o mesmo começo promissor na arte de falar besteira em público.

STAND-UP COMEDY NO BRASIL
O gênero do “one man show” que é parecido, mas permite outras abordagens (interpretação de personagens, músicas, cenas) foi introduzido no Brasil por José Vasconcelos, na década de 70.
Chico Anysio e Jô Soares mantiveram o gênero nos seus shows ao vivo e na abertura de seus programas, mas foram cada vez mais se aproximando do stand-up comedy de fato.
A stand-up comedy foi bastante difundida no Brasil através do programa Saturday Night Live e principalmente do seriado Seinfeld, um dos mais famosos humoristas do gênero no mundo.
A nova geração de comediantes stand-up no Brasil inclui Fernando Ceylão, Bruno Motta, e o Clube da Comédia Stand-Up (Rafinha Bastos, Oscar Filho, Diogo Portugal, Marcela Leal, Marcelo Mansfield, Danilo Gentili e, anteriormente, Márcio Ribeiro e Henrique Pantarotto).

Atualmente, no “Programa do Jô” da Rede Globo, semanalmente se apresentam comediantes com seu show de stand-up comedy, no quadro do programa que se chama “Humor na Caneca”, a qual, inclusive, Eduardo Jericó já foi convidado por Jô Soares se apresentando em seu programa.

Senado argentino aprova casamento gay

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Shaman tem show adiado em Registro!

A banda Shaman que iria se apresentar no palco externo do CEC KKKK teve seu show adiado. De acordo com a ACMúsicos, organizadora do evento a segurança por ser um espaço muito aberto e a questão da energia elétrica foram alguns dos fatores do adiamento do espetáculo que seria dia 13 de julho Dia Internacional do Rock.
A direção da ACMúsicos confirma que o show não foi cancelado eacontecerá em outra data a ser divulgada nos próximos dias em local fechado.
Enquanto isso acontecem os workshows com os músicos Juliano Leite(baixo)e John Rick(bateria).
Vale a pena conferir.

Polvo Paul se aposenta após 100% de acerto na Copa

Berlim, 12 jul (EFE).- O polvo Paul vai se aposentar, depois de acertar todas as previsões para a Copa da África do Sul, informaram os responsáveis do aquário Sea Life, em Oberhausen, na Alemanha, onde ele vive.

"Ele está aposentado, e agradece a todos. Foi um Mundial fantástico", comunicou um porta-voz do aquário, frustrando as milhares de pessoas que agora enviam pedidos de previsões.

Oito acertos em oito previsões nesta Copa, incluindo a vitória final da Espanha sobre a Holanda, transformaram o polvo Paul em um fenômeno midiático em todo o mundo.

Agora, sem as previsões e com o fim do Mundial, a imprensa tenta revelar o passado de Paul.

Segundo os responsáveis do Sea Life, Paul foi capturado em águas da Inglaterra e tem dois anos e meio, o que justificaria sua aposentadoria, já que a expectativa de vida dos polvos é de três anos.

No entanto, o jornal popular alemão "Bild" lançou ontem a versão de que Paul é um exemplar jovem e vigoroso, italiano, e que chegou a Oberhausen em abril.

Se isso for verdade, se trataria de um impostor com relação ao "Paul" que estreou dois anos atrás, na Eurocopa, também nesse aquário.

Um impostor aperfeiçoado, já que aquele previu a vitória da Alemanha sobre a Espanha na final, o que acabou não acontecendo. EFE

Galvão Bueno vai só até 2014


Por Redação Y!

A trajetória de Galvão Bueno à frente das transmissões esportivas na Rede Globo está chegando ao fim. O narrador anunciou neste domingo (11/07), após a transmissão da final da Copa do Mundo, que o mundial do Brasil será o último que ele vai narrar. O contrato dele com a Globo vai exatamente até o ano de 2014.

"A próxima Copa é no Brasil e depois, a outra, só se pudesse falar como o nosso ex-presidente Jânio Quadros, eu diria o seguinte: pode ser até que lá estarei, mas não trabalharei, apenas assistirei".

O narrador disse também que pretende passar mais tempo com a família depois da Copa de 2014. “Vamos pensar um pouco na família, que é coisa mais importante que eu tenho na minha vida”.

A Copa da África do Sul foi a décima narrada por Galvão. Desde 1990 ele é o narrador número 1 da Globo. Em entrevista publicada esta semana na revista Isto É, Galvão disse que não ficou tão abalado com a derrota para a Holanda porque já temia pela desclassificação. Ele afirmou que, em vários momentos, se controlou para não criticar Dunga de forma mais veemente.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

segunda-feira, 5 de julho de 2010

CBF demite Dunga e auxiliares

Dilma registra candidatura e declara R$ 1 mi em bens


Às vésperas do início oficial da campanha eleitoral, a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, protocolou no início da tarde de hoje, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pedido de registro de candidatura à sucessão presidencial. Em sua declaração de bens, a petista discriminou patrimônio de R$ 1,06 milhão, formado por dois apartamentos em Porto Alegre (RS), um em Belo Horizonte (MG) e um automóvel no valor de R$ 30 mil.
Dilma estipula teto de gastos de R$ 187 milhões em sua campanha eleitoral, montante que será repartido entre PT (R$ 157 milhões) e PMDB (R$ 30 milhões). O valor é cerca de 80% maior do que o declarado pela campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 2006 (R$ 104,3 milhões). A candidata do PV à Presidência, Marina Silva, registrou no TSE, na última semana, previsão de gasto máximo de R$ 90 milhões e revelou possuir um patrimônio de apenas R$ 148 mil.
A presidenciável do PT foi registrada na Justiça Eleitoral como a candidata da coligação "Para o Brasil Seguir Mudando", composta por PT, PMDB, PDT, PSB, PR, PCdoB, PRB, PTN, PSC e PTC. O vice da chapa é o presidente nacional do PMDB, deputado federal Michel Temer (SP), que informou no documento ter patrimônio superior a R$ 6 milhões, montante bem abaixo do especificado pelo empresário Guilherme Leal, vice de Marina, de cerca de R$ 1,19 bilhão, dividido em bens como imóveis, terrenos, ações e obras de arte.
O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, não havia entregue, até as 14 horas desta tarde, o seu pedido de registro de candidatura. O prazo final para os registros de todas as candidaturas termina à meia-noite de hoje.

Maradona diz que seu ciclo na seleção argentina "terminou"

EFE -
Buenos Aires, 5 jul (EFE).- O técnico da seleção argentina na Copa do Mundo, Diego Maradona, disse que seu ciclo na direção da equipe chegou ao fim após a eliminação sofrida nas quartas de final.
"Acabou, meu ciclo terminou, disse tudo o que tinha para dizer", afirmou Maradona à rede "Crônica TV" ao chegar ontem à noite em sua casa, localizada nos arredores de Buenos Aires.
"Agora quero passar um tempo com minha família", acrescentou.
Uma multidão calculada em mais de 10 mil pessoas recebeu neste domingo com aplausos Maradona e a seleção da Argentina no retorno ao país após a goleada de 4 a 0 sofrida para a Alemanha.
Por enquanto, Maradona não entregou oficialmente seu cargo, e a direção da Associação do Futebol Argentino (AFA) não fez nenhum comentário a respeito. EFE

TOP 10: Por onde anda…?

por Michael Oliveira

Quando você acompanha uma série durante muito tempo, acaba criando um vínculo com aquelas pessoas que ficam do outro lado da tela. Você pode não conhecê-los de verdade, mas é como se todos fossem seus amigos e isso faz com que você se importe não somente com o destino do personagem que ele interpreta.
Quando uma série acaba, sempre surge aquela curiosidade para saber o que determinado ator fará em seguida, só que, infelizmente, nem todos continuam sob as luzes dos holofotes e depois de muito tempo, em uma rodinha qualquer, sempre alguém pergunta: o que aconteceu com Fulano de Tal?
Para ajudar a responder essa questão, o NaTV preparou essa lista com alguns atores bem sumidos. É hora de relembrar!
Punky Brewster
(Punky A Levada da Breca)

Na verdade, de todas as atrizes sumidas, a eterna Punky Brewster, Soleil Moon Frye, é a mais presente. Seu único momento longe da carreira artística aconteceu entre os anos de 2007 e 2008 devido ao nascimento de sua segunda filha, Jagger Joseph Blue Goldberg. Você pode não lembrar de tê-la visto em nenhuma série ou filme ultimamente (seu último personagem de destaque foi na série Sabrina Aprendiz de Feiticeira ), mas isso tem uma razão muito simples. Na última década, Soleil tem se dedicado à carreira de dubladora em desenhos animados. Para quem estiver curioso sobre a sua vida pessoal, indico o documentário “Sonny Boy” sobre sua conturbada relação com o pai que sofre de Alzheimer.

Paul Pfeiffer
(Anos Incríveis)

Não, o melhor amigo de Kevin Arnold não cresceu para se transformar no Marilyn Manson. Muito pelo contrário, depois do fim da série Anos Incríveis, o ator Josh Saviano abandonou a carreira artística, se formou em Ciências Políticas pela Universidade Yale e mais tarde em Direito pela Benjamin N. Cardozo School of Law . Atualmente ele é um dos advogados associados do Departamento Corporativo e de Propriedade Intelectual da Morrison Cohen LLP e para saber um pouco mais sobre seu trabalho basta visitar seu perfil no site da empresa. Sua última aparição diante das câmeras foi em um episódio da série de documentários do canal A&E “Biography” que falava justamente de atores mirins.

Justin Taylor
(Queer as Folk)

Quem o via quase sempre nu e sofrendo as angústias de ser um adolescente gay, não imaginava que o ator Randy Harrison é muito mais do que apenas um rostinho bonito. Formado pela Faculdade-Conservatório de Música, da Universidade de Cincinnati, com enfâse em teatro musical, o jovem tem se dedicado aos palcos desde que terminou seu trabalho em Queer as Folk. Nos últimos cinco anos já participou de mais de vinte produções e é atualmente um dos atores do elenco fixo do Berkshire Theater Festival, onde interpretou personagens clássicos como Alan Strang, em Equus; e Lucky, em Esperando Godot. Além da carreira no teatro, Randy fundou em 2006 o tAB, uma associação que engloba teatro, música, filmes e textos. Para quem quer acompanhar a carreira do ator, uma boa pedida é a página Randy Harrison.it que é atualizada com frequência sobre os projetos nos quais ele participa.

Gunther
(Friends)

Antes de investigar o paradeiro do ator James Michael Tyler, vamos conhecer um pouco de sua história. Nascido em 1962, é o mais novo de seis irmãos, ficou órfão aos 11 anos, é formado em geologia pela Clemsom University, mudou-se para Los Angeles em 1988 para tentar a carreira de ator, trabalhou como figurante em Friends durante os primeiros episódios e foi escalado para o papel de Gunther por ser o único figurante que sabia operar uma máquina de café expresso. Depois do encerramento de Friends, em 2004, ele bem que tentou continuar com a carreira de ator, mas não conseguiu nenhum papel expressivo, na verdade até mesmo papéis inexpressivos seriam uma melhora. James participou apenas de um episódio de Scrubs, em 2005; foi jurado convidado de um episódio do reality Iron Chef América; e teve dois papéis pequenos em filmes de pouca expressão. Dizem que agora ele se dedica à carreira de compositor em um estúdio caseiro e faz aparições em eventos sobre Friends, mas não consegui achar nada muito confiável sobre isso.

Steve Sanders
(Barrados no Baile)

Mais um ator sumido que não está tão sumido assim. Apesar de nunca ter feito outro papel de destaque, como foi o caso do galã de Beverly Hills – Steve Sanders, Ian Ziering tem trabalhado bastante nos últimos anos. Em 2007 ele chegou nas semifinais de Dancing With the Stars ficando apenas um ponto atrás do terceiro colocado; em 2007 também interpretou um dos personagens principais no longa Tyrannosaurus Azteca sobre um dinossauro aterrorizando a civilização azteca na época da invasão dos espanhóis. Para quem não se importa com qualidade, a carreira dele vai de vento em popa e a próxima produção em que o ator aparecerá, The Legend of Awesomest Maximus, estreia nos cinemas ainda esse ano. Seu personagem se chama Testiclees. Algumas semanas atrás o ator teve bastante destaque na mídia internacional devido ao seu casamento com a enfermeira Erin Kristine Ludwig, e você pode encontrar fotos do casório aqui.

Hilary Banks
(Um Maluco no Pedaço)

O único papel de destaque da atriz Karyn Parsons foi o de prima levemente desprovida de inteligência Hilary Banks, na já saudosa série Um Maluco no Pedaço . Seu último trabalho como atriz na frente das câmeras foi em 2002 no filme 13 Moons. Digo na frente das câmeras, pois nesse mesmo ano ela ainda trabalhou como dubladora na série animada Super Shock . Em 2005 fundou a produtora Sweet Blackberry que produz conteúdo infantil com temática afro-americana; para a produtora criou e roterizou, entre outras coisas, o desenho The Journey of Henry Box Brown que conta a vida de um escravo em busca de liberdade e que foi exibido pelo canal HBO Family.

Tommy Oliver
(Power Rangers)

O eterno Ranger Vermelho – ou verde ou branco ou preto (tudo depende da sua idade) – sempre foi praticante de diversas formas de artes marciais e é isso que ele continua fazendo ainda hoje. Depois de aparecer em 243 episódios da saga que se tornou a série dos Power Rangers, Jason voltou a treinar e até criou seu próprio estilo de luta chamado Toso Kune Do, além de fazer parte da Calçada da Fama da União Mundial de Karatê desde 2003. Em 2009 ele foi agenciado pela SuckerPunch Entertainment e desde então tem se destacado em campeonatos de vale-tudo. Jason David Frank também é dono e treinador de uma academia de artes marciais chamada Rising Sun Karate. Para quem quiser acompanhar essa “nova” carreira do moço, basta adicionar a sua fã page no Facebook que é atualizada com uma certa frequência ou esperar para vê-lo atuando novamente no filme The One Warrior com estréia prevista para 2010.

Kimmy Gibler
(Full House)

A atriz Andrea Barber é um caso clássico de atriz de um sucesso só. Ela começou sua carreira na novela Days of Our Lives em 1986, mas só ficou conhecida do grande público como a excêntrica Kimmy Gibler na série Full House (também conhecida como Três é Demais). Logo após o cancelamento da série em 1995 a atriz se aposentou aos 19 anos e ingressou na Whittier College onde se formou em Letras. Durante a faculdade, fez intercâmbio na Dinamarca e na Inglaterra, de onde voltou com um diploma de Estudos Femininos pela Universidade de York. Atualmente a ex-atriz é uma dona de casa com dois filhos que ocasionalmente participa de eventos, sendo o último deles o Drag Queen Bingo no Hamburger Mary’s de West Hollywood. Caso você queira acompanhar a carreira da moça ou até mesmo falar com ela, é muito fácil, basta seguí-la no Twitter ou adicioná-la no Facebook.

Hulk
(The Incredible Hulk)

Com toda certeza esse é o ator desaparecido mais aparecido dessa lista. O Sr. Lou Ferrigno ficou famoso como o Gigante Esmeralda na série setentista O Incrível Hulk e desde então vive da fama desse personagem em aparições em eventos, feiras e pontas em filmes de super-heróis. Depois de abandonar a carreira de fisioculturista e quando já não conseguia mais tantos papéis no cinema, o ex-Hulk se tornou delegado do Departamento de Xerife no condado de Los Angeles trabalhando principalmente como orador, ajudando a manter crianças longe das drogas e das gangues locais. Além disso, em junho de 2009 ele foi contratado como personal trainer do cantor Michael Jackson que acabou morrendo 20 dias depois. Para acompanhar sua carreira, o site oficial apresenta não somente informações sobre o ator, mas também uma loja com produtos de todos os tipos. Outra boa pedida é o twitter oficial que mostra um lado mais divertido do eterno Hulk.

C.C. Babcock
(The Nanny)

A simpática Lauren Lane é completamente diferente da surtada assistente de Maxwell Sheffield, da série The Nanny. Longe das telas desde 2001, a atriz continua na profissão, só que agora nos palcos. Seu último trabalho se chama “Becky’s New Car” e ficará em cartaz até 11 de julho de 2010 no Zach Theatre em Austin – Texas, onde a atriz mora com o marido David e a filha Kate, nascida em 1998. Além de continuar sua carreira de atriz, Lauren também é professora do Departamento de Teatro e Dança da Universidade Estadual do Texas. Muito discreta na divulgação de sua vida pessoal, Lauren cede poucas entrevistas, mas para quem sabe inglês, o site We Love Austin publicou uma entrevista em vídeo no qual a atriz comenta um pouco sobre o espetáculo. Neste outro link, também em inglês, existe um perfil muito legal sobre a carreira recente da atriz no teatro feito pela revista Austin Woman Magazine.

Ufa! Como esse povo trabalha! Espero que gostem do especial e como eu sei que está faltando muita gente, lanço uma proposta e também um desafio: use o espaço de comentários para prolongar a conversa!
Você sabe o paradeiro de alguém que anda sumido? Então compartilhe com a gente! Se você quer saber de alguém, pergunte e quem sabe alguém não aparece para ajudar?

FESTIVAIS COM INSCRIÇÕES ABERTAS - NÃO PERCA O PRAZO

MOENDA DA CANÇÃO - S.ANTONIO DA PATRULHA RS Até 06 de julho
FESTIVAL EXPRESSÃO LIVRE - MONTE SIÃO MG Até 10 de julho
1ºFESTIVAL DA CANÇÃO CONCEIÇÃO DE MATO DENTRO MG Até 12 de julho
FEST VIOLA - CACONDE SP Até 14 de julho
FESTIVAL MPB DE ITANHANDU MG Até 15 de julho
31º FICAN - ITAMBACURI - MG - Até 15 de julho
FESTIVAL SERTANEJO DE SÃO JOSE DO RIO PRETO SP - Até 15 de julho
FESTICOL 2010 - COLATINA ES - Até 15 de julho
FESTIVAL DA MÚSICA DE ALVINÓPOLIS MG Até 16 de julho
FESTIVAL MPB DE RIO CLARO SP Até 20 de julho
FESTIVAL DE MÚSICA E POESIA DE IBOTIRAMA BA Até 23 de julho
FESTIVAL DE MÚSICA DE ARAUCÁRIA - PR Até 23 de julho
FESTIVAL VELHO CHICO BEAT - BOM JESUS DA LAPA - BA Até 31 de julho
FESTIVAL DE MÚSICA SERTANEJA RAIZ "BATISTA DOS SANTOS" TAQUARITUBA SP Até 14 de agosto

Espiral Cultural


Leonardo Brant
A cadeia produtiva do setor cultural é formada por inúmeros agentes. Cada um desses agentes possui um papel distinto, complementar e fundamental na composição de um setor cultural rico e produtivo, que contribua para o desenvolvimento social e econômico do país.
- Profissionais de Cultura: artistas, criadores, produtores, técnicos, profissionais das esferas pública e privada.
- Organizações Culturais: centros culturais, fundações, organizações culturais públicas, privadas e do terceiro setor.
- Investidores: empresários e profissionais de empresas envolvidos com o investimento em cultura.
- Poder Público: órgãos do governo e os profissionais da gestão pública de cultura, responsáveis pela formulação e gestão de políticas culturais.
- Imprensa: veículos de comunicação de conteúdo cultural, jornalistas e críticos do setor.
- Academia: estudiosos do tema.
- Público de cultura: todos que devem experimentar e vivenciar a cultura.
Promover a transformação da sociedade por meio da cultura significa encadear esforços de todos esses agentes de forma a permitir a consolidação de um mercado qualificado, capaz de produzir e consumir cultura.
O desenvolvimento social proporcionado pela ação cultural se dá de forma espiralar, ligando todos os elementos e aumentando a base estrutural que garante a consolidação do espírito crítico da sociedade. Este processo ocorre ao mesmo tempo em que se estrutura como um mercado capaz de fornecer insumos necessários, oferecendo base sólida à sociedade e proporcionando um crescimento cíclico em progressão geométrica, com a ampliação de sua base.
A cada novo círculo completado realiza-se o processo cultural e a cada novo círculo iniciado aumenta-se a potência de envolver um número cada vez maior de agentes na realização deste processo [para, num futuro desejado, poder alcançar o número total dos cidadãos de uma sociedade]. Igualmente, a espiral permite visualizar que o crescimento do setor, proporcionado pela inserção de mais um anel, deverá ser acompanhado pelo crescimento de todo o sistema.
Os grupos de agentes culturais, acima citados, compõem os processos que formam um ciclo de produção cultural:

A espiral cultural envolve a atuação dos diversos agentes culturais, acima mencionados, no encadeamento das seguintes atividades:

- Ambiente: entorno social que favorece a interação entre os agentes culturais, propiciando as condições para o acesso.
- Pesquisa: investigação de linguagem, conteúdo e abordagem.
- Criação: idealização de processos, projetos e produtos, desenvolvimento de repertório.
- Articulação: mobilização inicial, identificação das necessidades de produção, viabilização, difusão, ambiente e acesso.
- Produção: preparo do produto, projeto ou processo para a experimentação e consumo, acesso.
- Sustentabilidade: viabilização processo, projeto ou produto. Articulação entre sentido, financiamento e público.
- Difusão: veiculação da presença do processo cultural ao público.
- Acesso: oferta dos processos culturais.
- Experiência: vivência dos processos culturais em sua plenitude – recebendo, refletindo, criando e atuando – o que propicia um ambiente favorável ao processo em que se desenvolve a espiral.
* Trecho do livro Mercado Cultural (2001)

Festival Sesi Música 2010

Carina Teixeira
Até dia 19 de julho, estão abertas as inscrições para o Festival Sesi Música 2010 – Edição Estadual, que será realizado no dia 26 de setembro, em São Paulo, e premiará artistas em duas categorias: Composição/Interpretação Inédita e Composição/Interpretação não inédita.
O Festival está dividido em três fases. Na primeira, preliminar, será realizada avaliação, por meio de uma comissão de seleção, com base no material entregue via correios pelo candidato no ato da inscrição. A segunda etapa, semifinal, contará com apresentações ao vivo dos concorrentes classificados, no Sesi São José dos Campos, entre 21 e 25 de setembro. E a última, a final, terá cerimônia de premiação com apresentações ao vivo, no teatro do Sesi- São Paulo situado na avenida Paulista.
Para participar, os interessados devem ser trabalhadores de indústria no Estado de São Paulo. As inscrições devem ser feitas pelo site do Sesi-SP, local onde poderão baixar o regulamento e formulários relacionados e encaminhá-los exclusivamente pelos Correios para o Festival Sesi Música 2010 – São Paulo – Fase Estadual – Sesi-SP–DDS–Setor de Música, Avenida Paulista, 1313 – Andar Intermediário – CEP: 01311-923 – São Paulo – SP.
Todos os classificados para a semifinal receberão certificado e kit de participação. Os candidatos classificados na final em primeiro, segundo e terceiro lugares em cada categoria receberão o prêmio em dinheiro, sendo respectivamente R$ 5.000, R$ 3.000 e R$ 2.000. Mais informações no site http://www.sesisp.org.br/

São Paulo terá R$ 222 milhões do PAC


Andrea Lombardi
12 municípios do estado de São Paulo deverão receber R$ 222 milhões em investimentos para a realização de 164 ações de proteção do patrimônio histórico nos próximos quatro anos. Os recursos serão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas, que tem participação das três esferas de governo.
As ações envolvem projetos de restauro de monumentos, capacitação de mão de obra para conservação, revitalização de praças públicas, produção de material didático de educação patrimonial, aterramento de fiação elétrica, realização de seminários, registros de patrimônio imaterial.
“O PAC das Cidades Históricas coloca, pela primeira vez, uma política de patrimônio, uma política de preservação, dentro do eixo prioritário da política nacional. E rompe com uma ideia, errada, equivocada, de que há uma contradição entre o desenvolvimento brasileiro e a preservação do patrimônio cultural”, disse o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando de Almeida, após a assinatura hoje (1º) dos planos de ação.
Cotia, na região metropolitana de São Paulo, e Iperó serão as cidades que mais terão recursos para investir no patrimônio. Cotia tem previsão de receber R$ 82,5 milhões para a realização de 26 ações. Entre as principais estão a implantação de um parque público no Sítio do Padre Inácio, a revitalização do Rio Cotia, e a construção de um centro esportivo.
Iperó, cidade próxima a Sorocaba, terá R$ 43 milhões para 20 ações, como a requalificação de uso do conjunto da Real Fábrica de Ferro São João de Ipanema, a pavimentação do acostamento da estrada Iperó-Sorocaba e a construção de um centro de eventos.
A cidade de São Luiz do Paraitinga, atingida em janeiro por uma cheia do Rio Paraitinga, que destruiu parte de seus edifícios históricos, tem previsão de receber R$ 15 milhões para fazer 15 ações, entre elas a recuperação da Igreja Matriz, a construção de uma biblioteca pública e a criação de um centro de informação turística. De acordo com a prefeita do município, Ana Lúcia Bilard, além do PAC das Cidades Históricas, há a previsão de investimentos R$ 150 milhões por parte do estado para a reconstrução das áreas danificadas.
Também devem receber os recursos as cidade de Santos (R$ 17 milhões), Carapicuíba (R$ 1,5 milhões), São Sebastião (R$ 21,5 milhões), Itu (R$ 17,5 milhões), Santana de Parnaíba (R$ 4 milhões), Cananéia (R$ 5 milhões), Iguape (R$ 5,5 milhões), Santo André (R$ 1 milhão) e São Bernardo do Campo (R$ 9 milhões).
*Fonte: Agência Brasil
(Bruno Bocchini)

Gravadoras se especializam em fitas cassete

Andrea Lombardi
Acreditando no poder do romantismo e de olho no mercado analógico, puxado pelo ressurgimento do interesse do grande público pelos discos de vinil, selos estrangeiros e nacionais especializados em lançamentos no formato cassete vêm se espalhando. No Brasil, a Pug Records, criada em Juiz de Fora pelos estudantes Amanda Dias, André Medeiros e Eduardo Vasconcelos, está operando desde janeiro deste ano.
Em acordo com a mídia que elegeram, sem a pressa dos tempos virtuais, a Pug esperou até formar um catálogo próprio mínimo antes de começar a divulgar os lançamentos próprios e os títulos que distribuem de selos estrangeiros especializados nas fitinhas, como a K Records e a Elephant 6.
Sem medo de parecer esquizofrênica, a Pug Records também lança versões em MP3 de alta qualidade e comemora os mais de três mil downloads de seus lançamentos, a maior parte feita através de blogs de MP3, os principais parceiros na divulgação.
Enquanto os CDs exigem uma prensagem alta para valer a pena, os vinis são muito caros e CD-Rs não valem quase nada no mercado, as fitas cassetes podem ser produzidas de maneira caseira, de acordo com a necessidade, além de complementar a estética do selo, afeito aos sons lo-fi, gravados em quatro canais, com microfonias e ruídos vazando.
Uma das maiores dificuldades do selo, quem diria, é conseguir fitas virgens para fazer as gravações. Os cassetes não são mais produzidos no Brasil e têm que ser importados.
Clique aqui e meia a matéria na íntegra.
*Fonte: O Globo (Bruno Natal)

Pílula de Cultura Feira Preta

Carina Teixeira 2
Com uma proposta colaborativa, a Pílula de Cultura Feira Preta realiza uma edição dedicada ao Hip Hop e a importância da cultura de rua com um tema inspirado na música do artista Rappin Hood – “Se eu tô com o microfone é tudo no meu nome”.
Além disso, nesta edição será lançado o festival ”Preta in Festival”, evento que está em sua quarta edição e tem como proposta dar visibilidade para os diferentes estilos da música negra brasileira, revelando talentos locais que circulam pelo cenário underground.
O evento promoverá debates com a participação internacional da rapper espanhola com ascendência dominicana Arianna Puello Pereyra e Tiely Queen (Coletivo Hip Hop Mulher), que também é rapper, atriz, cineasta e esportista.
O evento será realizado no dia 18 de julho (domingo) na Casa das Caldeiras, a partir das 16h.
A programação contará ainda com exposição de grafite, apresentação de discotecagem e dança de rua, e o MC ficará por conta do Rapper MAX do grupo DMN, que também comandará o debate. Mais informações pelo telefone (11) 3031-2374 (11) 3031-2374 ou e-mail feirapreta@uol.com.br.

Relatório na Câmara extingue Ecad


Andrea Lombardi
Está prevista para hoje, quarta-feira (30), a votação, na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, da proposta que altera as regras para a arrecadação e a distribuição dos direitos relativos à execução pública de obras musicais e à exibição de obras audiovisuais. As novas regras estão no substitutivo do deputado Alexandre Cardoso (PSB-RJ) ao Projeto de Lei 2850/03, da Comissão de Legislação Participativa (CLP – Criada em 2001, tornou-se um novo mecanismo para a apresentação de propostas de iniciativa popular.
Recebe propostas de associações e órgãos de classe, sindicatos e demais entidades organizadas da sociedade civil, exceto partidos políticos. Todas as sugestões apresentadas à comissão são examinadas e, se aprovadas, são transformadas em projetos de lei, que são encaminhados à Mesa Diretora da Câmara e passam a tramitar normalmente.). O projeto tem origem em uma sugestão da Casa do Compositor Musical.
O texto extingue o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) e cria, em seu lugar, o Centro de Arrecadação e Distribuição de Direitos Autorais (Cadda), sujeito a regras mais rígidas. “A relação dos artistas e produtores com o Ecad tem sido conflituosa”, justifica o relator.
Alexandre Cardoso explica porque quer acabar com o Ecad. Para ouvir a reportagem completa da Rádio Câmara, clique aqui.
Segundo ele, o Ecad executa com proficiência o recolhimento antecipado dos valores devidos aos artistas pelos direitos sobre as suas obras, mas os registros dos repasses não são publicados com regularidade, o que dificulta a fiscalização.
O deputado ressalta que o objetivo é assegurar o recebimento do dinheiro pelos artistas. “Se você conversar com cem compositores, todos vão dizer que o Ecad não cumpre a função de distribuir o valor arrecadado, e há compositores obrigados a viver de favores pessoais. Aonde está indo o dinheiro? Então, o projeto dá transparência, acaba com uma estrutura dirigida pelo mesmo grupo há 15 anos e, principalmente, cria a certeza de que o artista vai receber o dinheiro devido”, explica.
O projeto original criava uma nova lei sobre direitos autorais, e o substitutivo apenas modifica a lei atual (9.610/98). A lei garante ao autor o direito exclusivo sobre a sua obra literária, artística ou científica. Segundo a legislação, depende de autorização prévia e expressa do autor o uso de qualquer obra, por meio de quaisquer modalidades.
Gastos limitados
Com o objetivo de evitar irregularidades, o Cadda terá os seus gastos limitados a 20% do valor bruto recolhido com direito autoral, e passará por uma auditoria independente das suas contas a cada dois anos. O substitutivo estabelece que 2% da arrecadação bruta do novo órgão serão destinados a um fundo privado que viabilize projetos sociais e assistenciais em benefício dos autores associados. Ao fundo, também serão incorporados os créditos arrecadados e não reclamados após três anos.
Conforme a proposta, o órgão máximo do Cadda será um conselho diretor com cinco integrantes com mandatos de três anos, eleitos pelas associações sem fins lucrativos para o exercício e defesa dos direitos de autores. Porém, a filiação a essas associações não será necessária para receber o dinheiro do direito autoral.
O substitutivo prevê que o Ministério da Cultura estabelecerá as condições de incorporação do patrimônio, valores, recursos humanos e conhecimentos técnicos adquiridos pelo Ecad. A sede do Cadda ficará no Distrito Federal, e poderá haver escritórios regionais.
Contratos
Para proteger os autores das obras musicais, o texto do deputado Alexandre Cardoso cria regras para os contratos de edição. Segundo a legislação atual, o editor pode ser autorizado, em caráter de exclusividade, a publicar a obra e a explorá-la pelo prazo e condições pactuadas. O substitutivo de Cardoso estabelece que a taxa de participação do editor musical não excederá 20% do valor do contrato. Além disso, determina que o editor apresente a cada seis meses uma prestação de contas ao autor.
O projeto original previa a criação de uma entidade assistencial de amparo aos compositores. Porém, o relator considerou essa medida “inoportuna, por se tratar de uma possível fonte de gastos abusivos dos direitos do autor e de outras irregularidades”.
Projeto do governo
Está em consulta pública no Ministério da Cultura, até 20 de julho, um anteprojeto de lei que também altera a Lei de Direitos Autorais, fixando regras mais rígidas para o Ecad. O texto prevê que o Ministério da Cultura passará a supervisionar a atuação da entidade, que terá as suas atividades submetidas também aos sistemas brasileiros de Defesa da Concorrência e de Defesa do Consumidor.
* Fonte: Agência Câmara de Notícias (Lara Haje e Alexandre Pôrto)

sábado, 3 de julho de 2010

Alemanha vence Argentina de goleada


CIDADE DO CABO (AFP) - A Alemanha venceu - e de goleada - a seleção argentina e se classificou para a semifinal da Copa do Mundo 2010. O placar de 4-0 foi garantido com gols de Mueller, Klose (2) e Friedrich. A partida foi realizada no estádio Green Point, na Cidade do Cabo.

A Alemanha não quis dar chances ao adversário e começou partindo para o ataque e jogando muito bem. Tanto que logo aos 3 minutos, abriu o placar. Numa cobrança de falta de Schweinsteiger, Müller desviou de cabeça e mandou para o fundo das redes.

Com o gol, a A Argentina ficou visivelmente nervosa e assustada. Pelo jeito, os jogadores pensaram que a Alemanha iria jogar diferente, e não ofensiva da forma que jogou. Pela primeira vez neste Mundial, a equipe ficou atrás no placar em uma partida.

E mesmo vencendo por 1x0 a iniciativa ofensiva alemã continuava forte e europeus dominaram o confronto na etapa inicial. O trabalho coletivo alemão foi superior.

Tanto que aos 23 minutos, a Alemanha perdeu uma chance clara de ampliar o marcar. Müller saiu sozinho na direita e tocou para Klose, que finalizou para fora e perdendo um gol feito.

Com o desenrolar da partida, a Argentina teve mais posse de bola. Chegava ao ataque, mas parava sempre na marcação em volta da grande área. A primeira boa jogada do ataque argentino só foi aos 22 minutos. Tevez recebeu a bola pela dureita, tocou para Messi na meia que devolveu para o atacante. O goleiro Neuer, no entanto, se antecipou e evitou o gol argentino.

A Alemanha dominou boa parte do primeiro tempo. No entanto, depois a Argentina se acalmou, passou a tocar mais a bola e a pressionar, mas não conseguiu furar a forte zaga europeia. A equipe conseguiu fazer boas jogadas de linha de fundo e algumas penetrações na área. A Alemanha passou a viver do contragolpe.

Precisando virar a partida, a Argentina começou o segundo tempo atacando e por um tempo foi melhor que a equipe alemã. No entanto, a Alemanha voltou a jogar seu futebol superior taticamente e passou novamente a apresentar as com melhores chances.

Aos 22 minutos, caído, Müller achou Podolski livre na esquerda. O atacante cruzou para Klose que, sozinho, só empurrou para o fundo do gol.

O terceiro gol alemão aconteceu aos 28 minutos. Schweinsteiger fez belíssima jogada individual e tocou para Friedrich que apenas completou para o gol.

E fechando o ?chocolate?, mais um de Klose. Ozil recebeu na esquerda e cruzou na medida para o atacante, que emendou e fez um golaço.