segunda-feira, 17 de maio de 2010

Lula diz que acordo com o Irã é "vitória da diplomacia"





Rio de Janeiro, 17 mai (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que o acordo alcançado com o Irã para realizar a troca de urânio na Turquia é "uma vitória para a diplomacia".
"A diplomacia sai vencedora hoje. Mostramos que com diálogo é possível conseguir a paz, construir o desenvolvimento", afirmou Lula em seu programa de rádio semanal, transmitido pela emissora pública brasileira a partir de Teerã.

Para o governante "não é possível fazer política sem uma relação de confiança" e insistiu em que se deve "acreditar nas pessoas", em alusão à desconfiança que os Estados Unidos e os países europeus mantêm com a república islâmica.

Já o ministro de Relações Exteriores brasileiro, Celso Amorim, reiterou que o acordo "deve ser suficiente" para evitar as sanções ao Irã por parte da comunidade internacional, como já tinha dito em entrevista coletiva em Teerã.

"Naturalmente, este acordo não vai resolver todos os pontos da questão nuclear. Mas é o passaporte para discussões mais amplas em direção a retomada da confiança na comunidade internacional", opinou Amorim.

Para o chanceler brasileiro, o Brasil falou com todos os interlocutores, incluindo os Estados Unidos, França, Rússia e China, por isso negociaram "levando em conta todas as preocupações".

Amorim ressaltou que agora o Irã poderá exercer seu "direito legítimo" à energia nuclear para fins pacíficos, incluindo a possibilidade de "enriquecimento" de urânio.

O acordo é semelhante à proposta formulada pelo grupo 5+1 (formado pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança - EUA, França, Reino Unido, Rússia e China, mais Alemanha) em outubro passado e permitirá o envio do urânio do Irã à Turquia, onde ficará armazenado até que o país receba em um ano 120 quilos de urânio enriquecido a 20%. EFE

Nenhum comentário: