segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Chuva provoca prejuízos no Vale do Ribeira

A região é a maior produtora de banana do país e, segundo a Associação dos Bananicultores do Vale, 150 mil toneladas da fruta podem ter sido perdidas, um prejuízo de R$ 45 milhões.


A chuva isolou moradores e levou prejuízo ao Vale do Ribeira: a região do interior paulista que é a maior produtora de bananas do Brasil.

As cidades mais atingidas pelas enchentes no Vale do Ribeira são Eldorado, Sete Barras e Registro, justamente as que são cortadas pelo Rio Ribeira de Iguape. Na Zona Rural, o alagamento de estradas vicinais deixou milhares de moradores isolados.

Voluntários da Cruz Vermelha distribuem remédios e resgatam famílias que tiveram as casas invadidas pela água.

“É uma população carente e que está ilhada. Nenhuma forma de recurso, sem nenhuma assistência médica. É um povo que já é sofrido, chega nesse período de cheia, fica calamidade mesmo”, disse o voluntário da Cruz Vermelha, Matheus Abreu.

A situação mais crítica é no município de Registro, que concentra mais da metade dos desabrigados e desalojados na região. São quase 700 pessoas entre adultos, idosos e crianças, 30% foram para casa de familiares, os outros 70% estão distribuídos por abrigos da prefeitura.

“A gente se volta agora, chega lá encontra bicho, cobra, tudo dentro de casa. É um absurdo”, contou o motorista Eliseu dos Anjos.

O prejuízo dos agricultores é enorme. A região é a maior produtora de banana do país e, segundo a Associação dos Bananicultores do Vale, 150 mil toneladas da fruta podem ter sido perdidas, um prejuízo de R$ 45 milhões.